9 de jan. de 2012

Yemanjá


Yemanjá - A RAINHA DO MAR!

Iemanjá é a Senhora dos Mares, dos Oceanos e da fecundidade. É tida como mãe de todos os orixás, isso porque, a própria ciência confirma que toda a vida existente na terra, teve sua origem nos oceanos.

O nome Iemanjá deriva da palavra Yorubá Yemonja "Yèyé omo ejá" que significa "Mãe cujos filhos são peixes". É uma divindade oriunda da nação de Egbé, nação esta Yoruba onde existe o rio Iemanjá.

Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição da Praia e com Nossa Senhora dos Navegantes. Entretanto, diversamente do que ocorre com os outros Orixás, a imagem de Iemanjá não está fortemente relacionada a imagem das santas católicas. A Imagem de Iemanjá mais difundida, é a de uma mulher morena vestida com uma manto azul da cor do mar e enfeitada com pérolas e uma coroa com estrela do mar.

Essa imagem teve origem no Brasil. Conta-se que foi objeto de uma visão de uma médium durante um trabalho de praia, que, ao olhar para o mar teve a benção de ver a mãe sereia andando sobre as águas.

A partir de então, essa imagem passou a ser a mais vendida não só Brasil, como no mundo. Em consequência, Iemanjá passou a ser a Orixá mais popular do Brasil, atraindo adeptos não só da Umbanda e do Candomblé, mas também de outras religiões.

É comum ver na noite do dia 31 de dezembro, diversas pessoas de outras religiões jogando flores, perfumes e champanhe ao mar, pedindo proteção e bênçãos de Iemanjá para o ano vindouro.

Iemanjá também é conhecida por: Mãe d´água, Janaína, Iara, Sereia, Princesa do Mar, Marbô, Inaê, Mucunã, Rainha do Mar, Rainha das Águas, entre tantos outros.

À Iemanjá sempre é pedido proteção, para que leve para as profundezas dos oceanos, toda energia negativa, toda demanda e todo mau espírito. Iemanjá por ser mãe, traz o conforto, a segurança e o amor na vida dos filhos de fé.

As cores de Iemanjá são o azul e o branco.

Suas oferendas levam velas azuis e brancas, champanhe, flores, perfumes, espelhos e pentes. São entregues, preferencialmente no mar.

Seu dia da semana é o Sábado.

Seu dia do ano é o dia 02 de fevereiro (ou 8 de dezembro se sincretizada com N.Sª da Conceição da Praia).

Sua saudação é Odoìyá! Odo (rio) Ìyá (mãe) ou Odofiaba!

Da linha de Iamanjá originam diversos espíritos, dentre caboclos, baianos, falangeiros e Exus.

São entidades ligadas fortemente com o mar e com a praia.

Características dos filhos de Iemanjá

Pelo fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira. É mãe. Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoa. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranquilo, exceto quando se sente ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajuntó o orixá Ògún, torna-se muito agressivo e radical. Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi, aí sim, é pessoa calma, tranquila, e sempre reage com muita tolerância. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda. Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres, pode-se notar certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte. Apreciam o luxo, as joias caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a mesma vaidade coquete de Oxum, sempre apresentando uma idade maior, mais responsável e decidido do que os filhos da Oxum. A força e a determinação fazem parte de suas características básicas, assim como o sentido de amizade, sempre cercada de algum formalismo. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas ambiciosas nem obcecadas pela própria carreira, detendo-se mais no dia a dia, sem grandes planos para atividades em longo prazo. Pela importância que dá a retidão e à hierarquia, Iemanjá não tolera mentira e a traição. Assim sendo, seus filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas. Não esquecem uma ofensa ou traição, sendo raramente esta mágoa esquecida. Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais. Fisicamente, existe uma tendência para a formação de uma figura cheia de corpo, um olhar calmo, dotada de irresistível fascínio (o canto da sereia). Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

Todos esses dados nos apresentam uma figura um pouco rígida, refratária a mudanças, apreciadora do cotidiano. Ao mesmo tempo, indicam alguém doce, carinhoso, sentimentalmente envolvente e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros. Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum Orixá. Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Gostam de testar as pessoas.

Qualidades

São 16 as qualidades, e por possuírem características tão próprias, há quem chegue a considerar que se trata de orixás individuais (independentes) das outras qualidades. Aqui, no entanto, e por não haver concenso quanto a esta questão, e muito estudo e pesquisa ser ainda necessário, vai encarar como qualidades de um único orixá, tal como fazemos com todos os outros.

Yèmọnja Asdgba ou Soba: É a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Èşù, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal. Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã. Veste branco.

Yèmọnja Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.

Yèmọnja Ataramaba: Nessa forma ela está no colo de seu pai Olóòkun.

Yèmọnja Ataramogba ou Iyáku: Vive na espuma da ressaca da maré.

Yèmọnja Ayio: Muito velha. Veste sete anáguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Ọ̀ṣun e Nanã.

Yèmọnja Iya Masemale ou Iamasse: É a mãe de Şàngó e quem cuidou de Òşùmàrè. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Şàngó. As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.

Yèmọnja Iyemoyo, Awoyó; Yemuo; Yá Ori ou Iemowô: É uma das mais velha, possui ligação com Òşàlà, o seu fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça. Veste branco e cristal.

Yèmọnja Konla: O seu mito conta que ela afoga os pescadores.

Yèmọnja Maleleo ou Maiyelewo: Esta Yèmọnja vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes oceânicas.

Yèmọnja Odo: Tem aproximação com Ọ̀ṣun, e vive na água doce sendo muito feminina e vaidosa.

Yèmọnja Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ògún ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ògún Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ògún. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ògún. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.

Yèmọnja Olosá: Come com Ọ̀ṣun e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yèmọnja mais velha da terra de Egbado. Ná Africa é cultuada como uma divindade feminina das lagoas onde desaguam vários rios.

Yèmọnja Oyo: Benéfica, muito feminina, saudada na cerimónia do Padê, veste de branco, rosa e azul claro.

Yèmọnja Saba: Fiadeira de algodão, Sabá ou Iyasabá é a esposa de Orunmilá, divindade do oráculo iorubano, e como ele detém o poder sobre o Ifá. Isto é celebrado no mito em que Orunmilá, saindo para trabalhar em outras terras, demora-se a retornar e sua mulher, Yèmọnja Sabá começa a passar dificuldades financeiras. Burlando as ordens do marido, ela apanha o oráculo e começa a atender todas as pessoas que corriam à sua casa, Orunmila tomou conhecimento de que havia em sua cidade, uma mulher adivinha que estava arrebanhando muitos clientes. Intrigado, Orunmilá disfarçou-se e foi em busca da tal mulher, que, para seu espanto, era Yèmọnja. Irado, levou a esposa à corte de Olodumaré para que suas atitudes fossem julgadas. Olodumaré decidiu que, a partir daquele dia, visto o desempenho de Yèmọnja no manuseio de Ifá, todos os adivinhos deveriam fazer reverências a ela e que ela responderia através dos cauris, trazendo suas mensagens aos homens. Orunmilá, mesmo contrariado, submete-se à decisão do deus supremo. Yèmọnja Sabá é conhecida também por escutar apenas de um dos ouvidos. Quando ocorre sua possessão no terreiro em algum de seus filhos, vêem-se vários filhos de santo apostando entre si para saber através de qual ouvido a divindade estará escutando naquele dia. Precisam saber disso, para que seus pedidos sejam ouvidos e atendidos.

Iemanjá Sessu, Sesu, Iyasesu ou Susure: Ligada à gestação. Voluntariosa e respeitável, mensageira de Olóòkun, o deus do mar. Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiyê e Ògún. Além do próprio assentamento, tem que se assentar Ọ̀ṣun e Obaluaiyê. Veste branco, verde água e suas contas branco cristal. Tão temível quanto Sabá, Yèmọnja Sessu participa da cerimônia do axexé (àṣẹ̀ṣẹ̀: rito funerário) pois vive nas profundezas, assim como Nanã, que abre a terra para receber os mortos.

Yèmọnja Yinaé ou Malelé: Aquela que os filhos sempre serão peixes. Também conhecida como Marabô, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a Òşàlà e Exú.

PONTOS DE IEMANJÁ

Seguem abaixo alguns dos pontos mais cantados para reverenciar a Rainha do Mar!

PONTO 01

"Retira a jangada do mar,

Mãe d'agua mandou avisar!

Que hoje não pode pescar,

Pois hoje tem festa no mar!

Ê,ê,ê,ê, ê, ê Iemanjá!

Ela é, ela é a Rainha do mar!

Ê,ê,ê,ê, ê, ê Iemanjá!

Ela é, ela é a Rainha do mar!

Traz pentes, traz espelhos,

ôôôô

Pra ela se enfeitar!

ôôôô

Traz flores, traz perfumes,

Feito a cor do mar!"

==========//==========

PONTO 02

Mãe d'agua Rainha das ondas, sereia do mar!

Mãe d'agua seu canto é bonito quando faz luar!

Mãe d'agua Rainha das ondas, sereia do mar!

Mãe d'agua seu canto é bonito quando faz luar!

É bonito o canto de Iemanjá!

Sempre faz o pescador chorar!

Ele escuta a mãe d'agua cantar!

Vai com ela profundo do mar!

Vai com ela profundo do mar!

Ê, Iemanjá!

Ê, Iemanjá!

Rainha das ondas sereia do mar!

Rainha das ondas sereia do mar!

==========//===========

PONTO 03

Iemanjá, é a Rainha do mar! êê

Iemanjá, é a Rainha do mar!

Iemanjá, é a Rainha do mar! êê

Iemanjá, é a Rainha do mar!

Salve o Povo de Aruanda!

Salve meu Pai Oxalá!

Salve Oxossi,

Salve os guias!

Salve Ogum Beira-Mar, Iemanjá!

Iemanjá, é a Rainha do mar! êê

Iemanjá, é a Rainha do mar!

Iemanjá, é a Rainha do mar! êê

Iemanjá, é a Rainha do mar!

Vai ter festa na ribeira,

Vai ter festa no canzuá!

Vai ter ponto a noite inteira!

E vai ter muitas flores no mar, pra Iemanjá!

Iemanjá é a Rainha do mar! Ê

Iemanjá é a Rainha do mar! ...

=========//==========

PONTO 04

"Meu irmão, quando ouvir!

Ao longe um lindo cantar!

São os anjos do céu!

Ou a sereia do mar...

Meu irmão, quando ouvir!

Ao longe um lindo cantar!

São os anjos do céu!

Ou a sereia do mar..

Todo mundo se admira,

Quando escuta cantar!

Quanto mais eles ouvissem,

Sereia canta no mar!"

========//========

PONTO 05

"Sereia, sereia,

Rainha do Mar!

Sereia, sereia,

Mamãe Iemanjá!

Sereia, Sereia,

Rainha do mar!

Sereia, sereia,

Vem descarregar!"

========//========

PONTO 06

Saia do mar linda sereia!

Saia do mar venha brincar na areia!

Saia do mar sereia bela!

Saia do mar venha brincar com ela!

===========//============

PONTO 07

A onda do mar rolou!

A onda do mar rolou!

A onda do mar rolou!

A onda do mar rolou!

Saravá a Rainha do mar!

Saravá a Rainha do mar!

Saravá a Rainha do mar!

Saravá a Rainha do mar!

Mamãe Iemanjá!"

========//=========

PONTO 08

"A marola do mar vai levando,

Iemanjá é quem vai navegando,

e a marola do mar vai levando,

Iemanjá é quem vai navegando..."

=============//=============

PONTO 09

"No fundo do mar tem pedra,

debaixo da pedra tem areia,

debaixo d'areia tem conchinha,

debaixo conchinha mãe sereia!

ô tem areia, ô tem areia,

ô tem areia no fundo do mar, tem areia!

ô tem areia, ô tem areia,

ô tem areia no fundo do mar, tem areia!

===============//===============

PONTO 10

"Eu fui na beira da praia!

Pra ver, o balanço do mar!

Eu vi, seu retrato na areia,

me lembrei da sereia,

comecei a chamar!

Ô Janaina vem ver,

Ô Janaina vem cá,

receber suas flores,

que venho lhe ofertar!

Ô Janaina vem ver,

Ô Janaina vem cá,

receber suas flores,

que venho lhe ofertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário