5 de jan. de 2012

Crianças na Umbanda





Crianças (Erês) são entidades cultuadas na Umbanda, Seu culto é sincretizado com os santos gêmeos Cosme e Damião, Crispim e Crispiniano.

Por ocasião da festa, a 27 de setembro, os terreiros distribuem doces e fazem uma mesa farta para as crianças que incorporam nos médiuns. As cores são azul claro e rosa. As entidades possuem diversos pontos de atuação. Cachoeiras, praias, matas, lajedos e há até algumas traçadas com exus, o que resulta num exu-mirim ou Criança da Esquerda.

As oferendas normalmente são feitas em jardins e são sempre doces, refrigerantes, além de frutas. Quando incorporam nos terreiros, são brincalhões, travessos, meigos e chorões. São entidades de grande atuação e força espiritual. Sempre se comenta nos terreiros que quando uma criança faz um trabalho, só ela tem o poder de tirar. Também têm grande poder de cura.

É a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando pureza, inocência e singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos. É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada.

É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva tempero especial (açúcar). É conhecido nos terreiros de Nação e Candomblé, como (ÊRES ou IBEJI). Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouvera,linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exu

Exemplos de crianças:

Rosinha da Praia,Mariazinha da beira da Praia,Pedrinho da Praia,Jorginho,Pedrinho da Mata,Caboclinho da Mata,Mariazinha da Mata,Joãozinho da Pedra Branca,Zezinho do Lajedo,Bentinha,Mariazinha,Julinha,Joãozinho,Camponesa,Raio de sol, Rosinha,Malandrinho,Joãozinho da Mata,Aninha,Crispim do Cantua,Zezé,Zezinho,Joaninha,Juquinha,Ritinha,Paulinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário